terça-feira, 1 de março de 2011

Todos os ritmos numa só folia




Sob o lema “Todos os ritmos numa só folia”, o carnaval de Goiana em 2011, na Mata Norte, a 63km do Recife, consolida os festejos de Momo da cidade como um dos mais concorridos do Estado. O evento acontecerá em pólos carnavalescos distribuídos entre a Sede e Distritos do município, que concentram praias e povoados, com atrações de peso nacional como Jorge Aragão, Revelação e Margareth Menezes, artistas regionais de sucesso como André Rio e Almir Rouche, diversas orquestras de frevo, desfiles de agremiações, etc. A abertura oficial dos festejos momescos aconteceu no dia 26/02, com a realização do Baile Municipal, quando o prefeito Henrique Fenelon entregará “as chaves da cidade” ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval que se estenderá até o dia 09/03, totalizando 12 dias de muita irreverência e alegria.

O Carnaval de Goiana, que este ano homenageia Dona Biró, saudosa foliã goianense que desfilava no tradicional bloco Os Lenhadores de Goiana, na Sede terá dois pólos, o Palco Principal e o Palco Cultural. No primeiro, situado na Rua 15 de Novembro (em frente ao Banco do Brasil), ocorrerão os shows e apresentação de blocos e troças puxados por orquestras de frevo, a exemplo dos tradicionais Bloco dos Professores e Viúvas Virgens. No segundo, localizado na Av. Marechal Deodoro da Fonseca (Rua Direita), ao lado da Prefeitura, ocorrerão os desfiles das mais variadas e ricas manifestações culturais do carnaval pernambucano, ou seja, dezenas de Caboclinhos (símbolo do carnaval de Goiana), Maracatus Rurais e de Baque Virado, Escolas de Samba, Pretinhas do Congo, Burrinhas, Bois, Ursos, O Morto Carregando o Vivo, etc. As agremiações concentrarão próximo do Clube Saboeira, nas imediações do Samu, e seguirão em desfile passando pela apoteose do Palco Cultural.

O Palco Cultural, o grande referencial dos festejos, estará em evidência no Domingo de Carnaval, dia 06/03, a partir das  16 horas, com o desfile de O Morto Carregando o Vivo; às 16h30 desfilarão Burrinhas, Bois e Ursos; a partir das 17h será a vez das Pretinhas do Congo e dos Maracatus. Já o ponto alto do evento acontecerá no início da noite, com previsão para as 18h, que é o já consagrado Encontro de Caboclinhos, que terá a participação de 12 agremiações de Goiana e de outras localidades, sendo 11 de Caboclinhos (Cahetés, Tupynambá, Canidé, Potiguares, União Sete Flexas, Flecha Negra da Tribo Truká, Os Carijós, Tapuya Canydé,  Iraquara, Carypós) e uma de Índios (Índios Tabajaras).                                                                            

O Encontro de Caboclinhos se constitui em um dos mais importantes do Carnaval de Pernambuco atraindo a atenção da mídia nacional e internacional, destacando-se a presença de jornalistas, documentaristas, produtores culturais e turistas.


Para chegar a Goiana, distante 63km do Recife, deve se pegar a BR-101 Norte no sentido Recife-João Pessoa.

Informações:
Secretaria de Comunicação (81) 3351-2220                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário