terça-feira, 1 de março de 2011

As Mufumbadas: 28 anos de muito freeeeevoooo!

Atualmente um dos mais originais e tradicionais blocos carnavalescos de Goiana, As Mufumbadas, formado exclusivamente por mulheres, estará realizando na noite da próxima quinta-feira o seu 28º desfile na folia de Momo goianense. Isso mesmo. Fundada em 1984, a agremiação completará 28 anos de muito frevo, alegria e fôlego pelas ruas da cidade.

A concentração acontecerá na escola Diogo Dias, a partir das 20h, com a animação do DJ Amnésia, que estará “passando em sua radiola uma discoteca” unicamente de frevos para as mufumbas. Para participar do bloco é preciso se inscrever, mediante pagamento de taxa de participação no valor de R$ 35, e providenciar a fantasia. A taxa de participação dá direito na concentração à consumação tanto de bebidas quanto de tira-gosto à vontade.

A diretora do bloco, Penha Peixoto, avisa que além de muita bebida e comida o que não vai faltar este ano são surpresas. “Este ano teremos várias surpresas em nossa festa ”, enfatiza a carnavalesca, que disponibiliza o fone (81) 8661-0308 para maiores informações.

A saída de As Mufumbadas está prevista para as 22h e como de costume deverá atrair muita gente para assistir à diversidade de fantasias e ao júbilo das  "senhoras e senhoritas" foliãs, que sairão às ruas animadas por duas orquestras, ostentando mais uma vez seu estandarte ao som de muito frevo, exclusivamente muito freeeeevoooo!.

Como Assim? cheio de fantasias, alegria e irreverência na noite da quinta-feira

Um dos mais criativos blocos de Goiana, o Como Assim? estará completando cinco anos de muita irreverência e folia momesca, concentrando na rua Adelmar Tavares (ao lado do conhecido bar Bosque do Zito), em frente ao nº 95, que é a residência de Marcos Aurélio, um dos integrantes da diretoria (os outros são Cecília Lima, Denilson Lima e Gizelia Gomes) da agremiação, que neste ano desfila com o tema Celebridades, vivas ou mortas.

A concentração será a partir das 19h e terá a animação de caixas de som com a execução de muito frevo e ritmos pernambucanos. Na ocasião, será servida aos brincantes uma fava, nas palavras da diretoria do bloco, “deliciosa e energizante”, para sustentar os foliões “que são os mais animados da corte carnavalesca goianense”. O Como Assim? sairá em desfile pelas ruas ás 22h e a previsão é de que à meia-noite chegue à apoteose do Carnaval goianense, em frente ao palco situado próximo ao Banco do Brasil.

Marcos Aurélio lembra que o bloco não tem fins lucrativos e que, por isso, os recursos são escassos. “Para se ter uma idéia, não podemos colocar orquestra na concentração, mas conseguimos com a Prefeitura uma orquestra que vai puxar o bloco pelas ruas”, informa, acrescentando que a divulgação e o convite para participar são feitos no boca a boca e pela Internet. “Mesmo assim, escolhemos e presenteamos com brindes as melhores fantasias, as mais criativas e irreverentes. Este ano, pelo que soubemos, desfilarão Chacrinha e Marilyn Monroe”, completa Aurélio.

Pela Internet, como de praxe, novamente será escolhido e anunciado na próxima quinta-feira o tema para o ano que vem. Celebridades, vivas ou mortas foi votado dentre quatro temas sugeridos na enquete realizada antes do Carnaval no ano passado.

Criado em 2007 por um grupo de amigos com o objetivo de acrescentar algo mais diferente na então mesmice do carnaval goianense, o bloco não tem cordão de isolamento e seus foliões desfilam com as mais diversas fantasias, proporcionando um bonito conjunto de brilho, ritmo e cores pelas artérias da cidade, chamando a atenção dos que o vêem passar.

Todos os ritmos numa só folia




Sob o lema “Todos os ritmos numa só folia”, o carnaval de Goiana em 2011, na Mata Norte, a 63km do Recife, consolida os festejos de Momo da cidade como um dos mais concorridos do Estado. O evento acontecerá em pólos carnavalescos distribuídos entre a Sede e Distritos do município, que concentram praias e povoados, com atrações de peso nacional como Jorge Aragão, Revelação e Margareth Menezes, artistas regionais de sucesso como André Rio e Almir Rouche, diversas orquestras de frevo, desfiles de agremiações, etc. A abertura oficial dos festejos momescos aconteceu no dia 26/02, com a realização do Baile Municipal, quando o prefeito Henrique Fenelon entregará “as chaves da cidade” ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval que se estenderá até o dia 09/03, totalizando 12 dias de muita irreverência e alegria.

O Carnaval de Goiana, que este ano homenageia Dona Biró, saudosa foliã goianense que desfilava no tradicional bloco Os Lenhadores de Goiana, na Sede terá dois pólos, o Palco Principal e o Palco Cultural. No primeiro, situado na Rua 15 de Novembro (em frente ao Banco do Brasil), ocorrerão os shows e apresentação de blocos e troças puxados por orquestras de frevo, a exemplo dos tradicionais Bloco dos Professores e Viúvas Virgens. No segundo, localizado na Av. Marechal Deodoro da Fonseca (Rua Direita), ao lado da Prefeitura, ocorrerão os desfiles das mais variadas e ricas manifestações culturais do carnaval pernambucano, ou seja, dezenas de Caboclinhos (símbolo do carnaval de Goiana), Maracatus Rurais e de Baque Virado, Escolas de Samba, Pretinhas do Congo, Burrinhas, Bois, Ursos, O Morto Carregando o Vivo, etc. As agremiações concentrarão próximo do Clube Saboeira, nas imediações do Samu, e seguirão em desfile passando pela apoteose do Palco Cultural.

O Palco Cultural, o grande referencial dos festejos, estará em evidência no Domingo de Carnaval, dia 06/03, a partir das  16 horas, com o desfile de O Morto Carregando o Vivo; às 16h30 desfilarão Burrinhas, Bois e Ursos; a partir das 17h será a vez das Pretinhas do Congo e dos Maracatus. Já o ponto alto do evento acontecerá no início da noite, com previsão para as 18h, que é o já consagrado Encontro de Caboclinhos, que terá a participação de 12 agremiações de Goiana e de outras localidades, sendo 11 de Caboclinhos (Cahetés, Tupynambá, Canidé, Potiguares, União Sete Flexas, Flecha Negra da Tribo Truká, Os Carijós, Tapuya Canydé,  Iraquara, Carypós) e uma de Índios (Índios Tabajaras).                                                                            

O Encontro de Caboclinhos se constitui em um dos mais importantes do Carnaval de Pernambuco atraindo a atenção da mídia nacional e internacional, destacando-se a presença de jornalistas, documentaristas, produtores culturais e turistas.


Para chegar a Goiana, distante 63km do Recife, deve se pegar a BR-101 Norte no sentido Recife-João Pessoa.

Informações:
Secretaria de Comunicação (81) 3351-2220                   

As Atraentes completa 17 anos e sai às ruas com 800 vibrantes foliãs

Fundado no ano de 1994, pela saudosa foliã goianense Marinete Andrade, o Bloco As Atraentes este ano está completando 17 anos de muita alegria e frevo no pé. Na noite da próxima quarta-feira, a agremiação formada somente por mulheres estará concentrando na Quadra do Sesi, a partir das 19h, concentração que será animada por uma orquestra de frevo. Já por volta das 22h, serão duas orquestras de frevo a puxar as carnavalescas pelas ruas de Goiana. Como de costume, milhares de pessoas se aglomeram nas imediações do Sesi e na escadaria da Igreja da Conceição para assistirem à saída triunfal de As Atraentes.

De acordo com a presidente do bloco, Karine Andrade, foram confeccionados 800 kit’s, vendidos por R$ 40 reais, já quase esgotados, restando pouco mais de uma dezena deles, que constam de camisa e short e dá direito a cerveja, rum, vodka, caipirosca de limão, refrigerante e água à vontade. “E como de tradição, as foliãs levam a “tiracolo” para a concentração o seu tira-gosto, tomam todas e caem no passo com muita animação”, destaca a presidente.